quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Cumuruxatiba com crianças (parte 1): Cumuru...o quê?


Pouca gente conhece essa vila de pescadores localizada no sul da Bahia, há 242 km de Porto Seguro. Lugar simples, rústico, com aquele charme que poucos vilarejos ainda mantêm: sossego, natureza preservada, comida boa e barata, moradores simpáticos...Cumuruxatiba quer dizer, em tupi, "grande variação da maré".

Em Cumuru (me dá licença, depois de muitas idas para lá, me considero íntima), o tempo passa em outro ritmo. Tudo transpira paz e tranquilidade. O mar, por conta dos recifes de corais, é calmíssimo. Em algumas praias, até o guarda-sol pode ser dispensado. É só colocar a canga no chão e deixar que a sombra das amendoeiras faça o resto.
Praia do Rio do Peixe Pequeno, Cumuruxatiba, Bahia
 
Sempre fui no mês de julho, de modo que era capaz de ficar o dia inteiro na praia e só encontrar um ou outro pescador, algumas crianças da vila e, claro, o rapaz do barzinho que sempre vinha repor a cerveja geladíssima e o aipim frito. Mas, se isso ainda for demais para você, há praias totalmente desertas, como a do Rio do Peixe Pequeno, a 2,5 km do centro por estrada de terra.
Mais ao norte, 500 metros à frente, está uma outra praia, a do Rio do Peixe Grande, com algumas pousadas e restaurantes. Mesmo que você não se hospede por lá, é possível conversar com o proprietário da pousada e utilizar a infraestrutura do lugar: cadeiras, restaurante, banheiro, etc. Foi o que eu fiz na Pousada Rio do Peixe, onde fui muito bem tratada.
Praia do centro de Cumuruxatiba, Bahia
 
Na vila, não há bancos ou caixas eletrônicos, mas a maioria dos lugares aceita cartão de crédito. Há padarias, lojas de artesanato, mercadinhos e vários restaurantes. Geralmente fico hospedada na vila, no Hotel Cumuruxatiba, que está à beira mar e possui piscina, quadra de vôlei e restaurante. O café da manhã é ótimo. Se decidir ficar lá, prefira os quartos que estão na frente da piscina, que são mais claros, arejados e têm vista para o mar. Você pode dar uma olhada em outras pousadas no site oficial de Cumuruxatiba (www.cumuruxatibabahia.com).
Para comer, há muitas opções, de massas e pizzas até peixes e frutos do mar. Para uma refeição bem caseira e de qualidade, o restaurante Cores e Sabores, da Ivani, é o lugar. Até papinha de feijão ela já fez para o meu filho. Há vários restaurantes de frente para a praia, como o tocado pelo Nilo e sua esposa. Não me lembro se o lugar tinha nome, mas me recordo do legítimo PF caiçara: arroz, feijão, peixe frito e farofa de banana.. Imagine isso tudo de frente para o mar com o seus pés enterrados na areia...não há  restaurante-da-moda-estrela-Michelin que supere.

De olho na casinha colorida lá da frente: cocadas da Neuza
 
Como chegar lá: Você pode ir de carro (BR 101), de ônibus (Companhia São Geraldo até Prado e de lá tomar o Expresso Brasileiro até Cumuruxatiba) ou pegar um avião até Porto Seguro e de lá alugar um carro no próprio aeroporto. Pode ainda seguir de táxi ou combinar o traslado com algumas pousadas, que têm esse serviço.
Para quem está de carro a partir de Porto seguro, vá até Prado e escolha uma das duas alternativas:
 
 
 1) Ir pela estrada principal, que apesar de ser um caminho mais longo (9 km de asfalto e 31 km em boa estrada de terra) é mais seguro.
 
2) Ou ir por um trajeto mais curto (32 km) e bonito (pois corre paralelamente às praias, por cima das falésias), mas precário se tiver chovido bastante.
 

0 comentários:

Postar um comentário

Páginas

Tecnologia do Blogger.